.png)
No coração de São Paulo, a Croácia




Projeto expositivo em celebração ao centenário da imigração croata no Brasil, bem como os 65 anos de existência da Sociedade Amigos da Dalmácia.
Linhas
Gerais

O projeto expositivo visa exaltar a história da Sociedade Amigos da Dalmácia, abordando, através de si, questões históricas e culturais que envolvem as relações da Croácia com o Brasil.
A exposição possui, enquanto fio narrativo, uma travessia entre o Brasil e a Croácia, na qual a Sociedade Amigos da Dalmácia é o interlocutor, o elo que conecta (e amálgama) ambas as nações.

Inúmeras são as histórias que derivam entre as ondas de tantos atlânticos que unem a Croácia ao Brasil. Como barcos, levam e trazem memórias e emaranham uma trama de afetos e vivências que, ao aportarem, criam diversas raízes... tanto lá, como cá.
A exposição “No Coração de São Paulo, a Croácia” celebra, assim, duas datas que marcam os fluxos migratórios entre ambos os países: o centenário da imigração croata no Brasil (1924-2024) e os 65 anos de fundação da Sociedade Amigos da Dalmácia (1959-2024).
Segmentada em três eixos: “Croácia Zona Leste”, “Naše malo misto” e “Travessias”, a exposição se apresenta como uma viagem entre a zona leste da cidade de São Paulo e a Croácia, tendo a Sociedade Amigos da Dalmácia como o elo que conecta e comunga ambos os países.
Em “Croácia Zona Leste”, composta por lambe-lambes dispostos na área externa do espaço, o destino/ponto de partida são os lugares de memória da comunidade croata nos bairros da zona leste da cidade de São Paulo... Em “Naše Malo Misto”, por sua vez, o destino/ponto de partida é a história da Sociedade Amigos da Dalmácia, seus aspectos históricos e culturais e em “Travessias”, o destino, ponto de partida são os fluxos migratórios entre ambos os países, buscando exaltar, também, a própria região da Dalmácia.
E, assim, tal qual um navio que nos embarca além-mar para (re)encontrarmos uma parte de nós, a exposição navega por entre as memórias que compõem o acervo de bens materiais da Sociedade Amigos da Dalmácia para aportar e florescer, em inúmeras novas histórias

I. Croácia Zona Leste
Abordará os lugares de memória
relacionados a imigração croata nos bairros do Belém e da Mooca, na zona leste de São Paulo;

II. Naše Malo Misto
Abordará a Sociedade Amigos da Dalmácia, falando de sua história, seus interlocutores e suas atuações.

III. Travessias
Abordará a imigração croata no Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo, trazendo questões, também, sobre determinados aspectos históricos, culturaise sociais da Croácia.